Dois jogos abrem o Campeonato Paulista Masculino neste sábado
Competição promete ser empolgante
O Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016 será aberto neste sábado (23 de julho), com a realização de dois jogos: Mogi das Cruzes/Helbor x Franca Basquete/Magazine Luiza e Basquete Osasco x Rio Claro Basquete.
A competição começa às 14h10 (de Brasília), com o Mogi das Cruzes/Helbor recebendo a visita do Franca Basquete/Magazine Luiza, no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, na cidade de Mogi das Cruzes (SP). Este tradicional clássico terá transmissão ao vivo pela Rede TV!.
A equipe mogiana agora é comandada pelo técnico Jorge Guerra (Guerrinha), que conquistou muitos títulos com o Bauru Basquete. Com isso, o time do Alto Tietê aparece como um dos favoritos, visto que manteve a boa base das últimas temporadas, além de se reforçar.
Até o momento, chegaram: os pivôs Caio Torres e Jonathan (ambos ex-São José) e o ala Fabrício Russo (ex-Ginástico-MG). Da equipe anterior, estes jogadores tiveram seus contratos renovados: Jimmy de Oliveira, Guilherme Filipin, o norte-americano Shamell Stallworth, Elinho Corazza, Vithor Lersch, o norte-americano Larry Taylor e o também norte-americano Tyrone Curnell. Os atletas que saíram: Lucas Mariano e Wagner Mattos.
“Com certeza será um grande jogo, por mais que seja a estreia para as duas equipes, a tendência é que tenhamos um grande jogo. Dois times com ambições de buscar o título”, comenta o lateral Guilherme Filipin.
Já o time francano, que tem o ex-jogador Helinho Garcia estreando como técnico, promoveu algumas alterações em seu elenco. Os reforços trazidos foram estes: o lateral Cesar Fabretti (ex-São José), o ala/pivô Cipolini (ex-Brasília), o ala/pivô Du Sommer (ex-Limeira), o lateral Pedro Lima (ex-São José), o armador Henrique Coelho (ex-Minas Tênis) e o também armador Alexey Borges (ex-Campo Mourão-PR).
Dos que estiveram com a equipe na temporada passada, renovaram: Isaac Gonçalves e Antonio Júnior. Os atletas que deixaram a equipe foram estes: Douglas Kurtz e Nezinho.
“Fizemos a nossa preparação com muito entusiasmo e determinação, focando o Mogi, que é um dos dois maiores favoritos neste Campeonato Paulista. Fizemos os treinos necessários para enfrentar esta equipe e estou muito contente com o feedback e com o comprometimento do grupo de jogadores”, comenta Hélio”,
Já as 18h00 (de Brasília), o Basquete Osasco e o Rio Claro Basquete estreiam, em partida que acontece no ginásio Municipal Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP).
O Basquete Osasco segue para mais uma temporada na elite do basquete paulista, querendo melhorar a sua performance da competição passada. Para tanto, a equipe da Grande São Paulo segue com o experiente Enio Vecchi no comando técnico e contará com estes reforços: ala/pivô Fernando Mineiro (ex-Ginástico), o armador argentino Nicolás Dominguez (ex-Rosário Central/Argentina), o pivô Lupa (ex-Liga Sorocabana), o ala Gustavo Basílio (ex-São José), o armador André Góes.
Entre os atletas que revoaram seus contratos estão: Thyago Aleo, Fábio Oliveira, Everson Lacerda, o norte-americano Flowers, Rodrigo Biro e Rafael Colaço.
“O nosso time tem condições de se apresentar muito bem, como no ano passado. Vai haver um equilíbrio devido ao número de equipes, mas também uma qualidade maior. Será um campeonato fantástico, talvez um dos mais fortes de todos os tempos. O importante é chegar aos playoffs com uma boa colocação, entre os quatro primeiros se possível para ter a vantagem de jogar em casa”, relata Vecchi.
O Rio Claro Basquete, dirigido pelo técnico Dedé Barbosa, também figura entre os favoritos, pois manteve a base da última temporada e se reforçou. Até aqui, chegaram: o armador Gegê (ex-Flamengo) e o ala Matheus Dalla (ex-São José).
Os jogadores que ficam foram estes: Guilherme Teichmann, Eric Tatu, Dedé Martins, Gui Deodato e Daniel Alemão. O único que saiu foi Bruno Fiorotto.
“Vamos começar com um elenco forte, que tem uma boa base e três contratações importantes. Vai ser um pouco difícil no início, pelo nosso tempo de preparo que ainda foi curto. Eu venho de Seleção e estou completamente feliz pelo grupo formado, pelo que vem acontecendo e por já estar trabalhando firme. Pensando em longo prazo, acho que vamos chegar muito fortes para esse Paulista”, comenta o ala Gui Deodato.
Forma de disputa
A competição contará com a participação de dez agremiações: América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M (São José do Rio Preto), Basquete Osasco (Osasco), Bauru Basket (Bauru), EC Pinheiros (São Paulo), Franca Basquete/Magazine Luiza (Franca), Liga Sorocabana de Basquete (Sorocaba), Mogi das Cruzes/Helbor (Mogi das Cruzes), Paulistano/Corpore (São Paulo), Rio Claro Basquete (Rio Claro) e XV de Piracicaba (Piracicaba).
O regulamento é este: na fase inicial, as equipes se enfrentam em turno e returno, qualificando os oito melhores classificados a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final. Na sequência, ocorrem as etapas do playoff – semifinal e final, também em série melhor-de-três. O estadual tem seu termino programado para 29 de outubro.
A tabela completa pode ser conferida neste link: http://www.fpb.com.br/campeonatos_proximos_jogos.php?exibir=566