Esquenta briga pela classificação na reta final da primeira fase do Paulista


Últimas rodadas serão decisivas para definir quem avança e quem fica de fora do playoff

A fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016 vive seu momento decisivo, quando as colocações finais serão determinadas, apontando os dois times eliminados e definindo também os confrontos da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final, através da classificação do primeiro ao oitavo colocados.

Com esse panorama, os jogos têm sido cada vez mais atrativos. “O Campeonato Paulista tem o seu charme diferenciado, as equipes tem crescido notoriamente, com exceção do Gocil/Bauru Basket, que ainda está em fase de entrosamento, em virtude dos atletas que agregaram agora a equipe, devido ao seu planejamento. Teremos até o dia 26 de setembro os jogos que finalizarão essa fase de classificação e logo na sequência acontecerão os playoffs, que serão decididos em melhor-de-três partidas, por isso, a expectativa é que sejam confrontos de altíssima qualidade”, comenta Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB).

“No playoff, com a definição ocorrendo em melhor-de-três partidas, todos os embates do terão a sua importância e deverão ser disputado em altíssima qualidade, fazendo com que o Campeonato Paulista mantenha a sua excelência”, complementa Correia.

Na briga pelas primeiras colocações e já garantidos no ‘mata-mata’ estão Mogi das Cruzes/Helbor, que é o grande líder, somando 29 pontos, em 16 jogos realizados (13 vitórias e 03 derrotas). Na sequência aparecem: EC Pinheiros, segundo colocado, com 28 pontos e o mesmo número de jogos (12 vitórias e 04 derrotas); Franca Basquete/Magazine Luiza, contabilizando 26 pontos, em 15 partidas disputadas (11 vitórias e 04 derrotas); e o Paulistano/Corpore, com 25 pontos, também em 15 jogos realizados (10 vitórias e 05 derrotas).

Na parte intermediária da tabela de classificação, também qualificados as quartas-de-final, estão o Rio Claro Basquete, com 24 pontos, em 16 jogos realizados (08 vitórias e 08 derrotas), e o Basquete Osasco, que contabiliza 23 pontos, em 15 compromissos (08 vitórias e 07 derrotas).

Já na luta pelas duas últimas vagas no playoff, as outras quatro equipes são as candidatas: América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M, sétimo colocado (05 vitórias e 11 derrotas); XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam, oitavo (04 vitórias e 12 derrotas); Gocil/Bauru Basket, que ocupa a nona colocação (04 vitórias e 12 derrotas); e a Liga Sorocabana de Basquete, que aparece em décimo (03 vitórias e 12 derrotas).

A competição tem sequência nesta quarta-feira (21 de setembro), com a realização de dois jogos: Paulistano/Corpore x Basquete Osasco, ás 19h30 (de Brasília), em São Paulo (SP), e América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M x Rio Claro Basquete, às 20h00 (de Brasília), em São José do Rio Preto (SP). Já tabela dos últimos jogos da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016 podem ser conferidos neste link: http://www.fpb.com.br/campeonatos_proximos_jogos.php?exibir=566.