FPB e UNIFIESP firmam parceria. E os filiados serão beneficiados


A parceria irá fazer exames preventivos em todos os atletas a partir dos torneios de preparação

O médico e ex-jogador de basquete, Carlos Andreolli, tinha como meta ajudar o basquete paulista, em especial a Federação Paulista de Basketball e, consequentemente seus filiados. O projeto de criar um Departamento Médico na FPB foi apresentado há anos, porém somente agora é que o novo presidente da entidade, Enyo Correia, apoiou a iniciativa e abriu às portas para que a ideia saísse do papel para a prática.

 

Para que o projeto desse certo, foi formado uma parceria entre a FPB e o Departamento de Medicina Esportiva da UNIFIESP, cujo chefe da disciplina é o próprio Carlos Andreolli, além de chefe do Departamento Médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). “Há tempo gostaria de fazer esse trabalho na FPB. Agora deu certo com a chegada do Enyo Correia como presidente. Foi ele que gostou da ideia e abriu as portas”, disse Andreolli.

 Andreolli explica que a ideia da parceria é desenvolver o Departamento de Saúde da FPB, usando o site da entidade como uma ferramenta de informações aos filiados, orientando fatores de prevenção de lesão e fisioterapia. “O principal objetivo é que nenhum atleta deixe de praticar de basquete devido a uma lesão que possa ser evitada, e que nenhuma equipe perca uma partida ou um campeonato por um atleta lesionado, podendo logicamente fazer a prevenção e evitar o pior”, continua Andreolli.

Para começar os trabalhos, Andreolli lembra que a primeira ação será a realização de testes funcionais para joelho e tornozelo em todos os atletas nos torneios de preparação da FPB, a partir desta temporada. “Será algo parecido com o que a Fifa faz com o Fifa11 e o que a Fiba já faz com o Fiba12, fazendo os testes e a partir daí passamos uma a orientação aos técnicos e preparadores físicos o passo seguinte da prevenção, o que precisa ser evitado e o que precisa ser mais treinado para diminuir os riscos de lesões nos atletas”, adianta o médico.

Finalizando, Andreolli explica que “a parceria irá aliar a ciência à prática, com a possibilidade de conhecer cada vez mais o que os nossos atletas estão enfrentando em suas preparações e suas lesões. Nossa intenção é preparar o atleta para não ter lesões”.

Na tarde desta quinta-feira (1), Carlos Andreolli esteve na sede da FPB, quando se reuniu com o presidente Enyo Correia, juntamente com os três fisioterapeutas que estarão frente ao projeto, juntamente com Felipe Tadiello, chefe da Fisioterapeuta da CBB. Ronaldo Alves da Cunha (UNIFIESP), Marina Stefani Souza da Silva (UNIFIESP e EC Pinheiros) e Luiz Augusto Borges Gomes (UNIFIESP).

A ideia inicial da parceria será apresentada nos Congressos Técnicos, a partir de segunda-feira (5) e na terça-feira (6) ambos na sede da FPB.

 

CONGRESSOS TÉCNICOS DOS CAMPEONATOS:

 

Dia 05 de fevereiro (segunda-feira) às 14:00 horas

Metropolitanos Masculinos: Categorias SUB12, SUB13, SUB14 e SUB15

 

Dia 05 de fevereiro (segunda-feira) às 17:00 horas

Estaduais Masculinos: Categorias SUB16, SUB17, SUB19 e SUB22

 

Dia 06 de fevereiro (terça-feira) às 14:00 horas

Metropolitanos e Estaduais Femininos: Categorias SUB13, SUB14 e SUB15

 

Dia 06 de fevereiro (terça-feira) às 17:00 horas

Estaduais Femininos: Categorias SUB17, SUB19 e Adulto

 

Dia 05 de março (segunda-feira) às 16:00 horas

Estadual Masculino “Milênio”

 

Dia 28 de junho (quinta-feira) às 16:00 horas

Estadual Masculino da Divisão Especial Série A-1

 

Departamento de Imprensa

Federação Paulista de Basketball

Jornalista responsável: Juarez Araújo

 

imprensa@fpb.com.br