Gigantes em Quadra: Sesi Araraquara e Corinthians iniciam decisão do Paulista Feminino 2025
As finais da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista de Basquete começam neste sábado (29/11), às 16h, com o Jogo 1 entre Sesi Araraquara e Corinthians, no Ginásio do Sesi, em Araraquara. Como grande novidade da competição em 2025, o título estadual será decidido em uma série melhor de cinco jogos, ampliando a disputa que antes ocorria em até três partidas.
Calendário da decisão:
Jogo 1: 29/11 – 16h – Ginásio do Sesi, Araraquara
Jogo 2: 07/12 – 16h – Ginásio Wlamir Marques
Jogo 3: 08/12 – 20h – Ginásio Wlamir Marques
Jogo 4*: 11/12 – 19h30 – Ginásio do Sesi, Araraquara (se necessário)
Jogo 5*: 13/12 – 16h – Ginásio Wlamir Marques (se necessário)
Todos os duelos da grande decisão serão transmitidos ao vivo no canal oficial da Federação Paulista de Basketball no YouTube.
Duas forças do basquete brasileiro
Corinthians e Araraquara representam muita tradição e a força no basquete paulista, não só no cenário estadual, mas também em âmbito nacional. O Corinthians acumula conquistas importantes no Campeonato Paulista, incluindo o título de 1999 e o tricampeonato de 2016, 2017 e 2018. O Timão também foi campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) na temporada 2016-2017. Em 2025, a classificação à final representa a retomada de seu protagonismo no estado, com um elenco equilibrado e forte desempenho como mandante no Ginásio Wlamir Marques.
O Sesi Araraquara chega mais uma vez à final amparado em um projeto muito sólido nos últimos cinco anos. O clube levantou o troféu do Paulista Adulto Feminino em 2021, 2022 e 2023, além de ser tricampeão da LBF em 2023, 2024 e 2025. A consistência defensiva, o jogo coletivo e o desenvolvimento de atletas formadas no próprio sistema são marcas da equipe.
O diretor-executivo da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, celebra a final com duas equipes tão tradicionais:
“Esse é um momento de grande importância para o basquete feminino. Quero dar destaque à primeira colocação geral do Corinthians na temporada e ao retorno do Sesi Araraquara às finais da competição. São duas equipes muito equilibradas que vão nos proporcionar jogos de alto nível técnico. A Federação espera que as finais sejam decididas em partidas emocionantes, com casa cheia sempre. Aproveito para agradecer os patrocinadores e apoiadores das equipes, porque eles são muito importantes para o estímulo à prática esportiva e à participação em campeonatos como a Divisão Especial Feminina”, diz o CEO da FPB.
No caminho para a grande decisão, os rivais venceram suas séries semifinais por 2 a 0, jogando com autoridade e sem dar chance aos adversários. Araraquara garantiu vaga na final eliminando o atual campeão, Unimed Campinas, enquanto o Corinthians passou pela A.D Santo André, impedindo que o adversário chegasse à quinta final consecutiva do Estadual.
Ao longo do Paulista deste ano, o Timão levou vantagem sobre Araraquara nas duas vezes em que os times se enfrentaram: venceu fora de casa por 74 a 45 no primeiro turno, e repetiu o feito no Realinhamento, derrotando o Sesi por 65 a 59 em São Paulo.