Grandes jogos na rodada deste sábado do Paulista Masculino


Mogi, Pinheiros, Paulistano, Rio Claro e Osasco venceram

O Mogi das Cruzes/Helbor manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista Masculino – 2016 ao derrotar o Bauru Basket, neste sábado (13 de agosto), por 75 a 53 (43 a 23 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), no prosseguimento do turno da fase inicial. Depois de um primeiro quarto equilibrado, a equipe mogiana passou a comandar o marcador mais tranquilidade, fazendo a sua diferença crescer a cada período.

Os atletas mais efetivos foram Michael Uchendu (24 pontos, 14 rebotes, 01 bola recuperada e 02 bloqueios – double-double) e Henrique Cerimelli (10 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo time da casa; Caio Torres (24 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e o norte-americano Shamell Stallworth (16 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 01 bola recuperada), em favor do visitante. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fibalivestats.com/u/CPB/307009/#ASFSK.

“Reencontrei várias pessoas que gosto muito, mas é muito natural. A gente veio para fazer um jogo do campeonato, mas não teve um clima de jogo forte ainda. A gente espera depois que Bauru estiver com a equipe completa. Acho que os meninos jogaram forte, podem não ganhar jogo, mas é bom para o desenvolvimento deles. Nosso time jogou para ganhar o jogo, mas não aproveitou como deveria para trabalhar mais. Eu também fiz um revezamento: o Gerson está voltando agora, mas o Shamell, o Tyrone e o Caio têm que jogar um pouco menos porque têm partidas a mais”, comenta Jorge Guerra, técnico do Mogi das Cruzes/Helbor.

“São garotos que estão tendo a chance de atuar na equipe adulta e hoje enfrentaram um time forte, completo e que briga por títulos. Para esses garotos jogos como esses são muitos bons para a evolução. Eles tiveram muita personalidade e fizeram um jogo duro contra Mogi”, comenta o técnico Hudson Previdelo, do Bauru Basket.

O EC Pinheiros quebrou a série positiva do Franca Basquete/Magazine Luiza, vencendo por 74 a 73 (34 a 32 no primeiro tempo), o duelo dramático, mesmo atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP). As duas agremiações lutaram muito pelo resultado positivo e, por isso, a partida teve muitas alternância, mas no final, a equipe da capital paulista conseguiu um rendimento melhor e venceu.

Os atletas mais efetivos foram Pedro Lima (19 pontos, 05 rebotes, 05 assistências e 01 bola recuperada) e Cesar Fabreti (12 pontos e 04 rebotes), pelo time francano; Arlindo Neto (20 pontos, 06 rebotes e 01 assistência) e o norte-americano Corderro Benett (18 pontos, 03 rebotes, 04 assistências e 02 bolas recuperadas), em favor da equipe da capital. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fibalivestats.com/u/CPB/307010/#ASFSK

O Paulistano/Corpore deu sequência ao seu bom momento ao derrotar o XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam, por 98 a 68 (44 a 35 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Antonio Prado Júnior (CA Paulistano), em São Paulo (SP). O time da capital, que se isolou na vice-liderança, fez valer o seu mando de quadra, liderando todos os quartos.

Os principais nomes da partida foram Guilherme Hubner (27 pontos, 11 rebotes, 02 bolas recuperadas e 03 bloqueios – double-double), Leonardo Silva (16 pontos, 02 rebotes e 03 assistências) e Arthur Pecos (16 pontos, 01 rebote, 09 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo time mandante; Richard Augusto (14 pontos, 03 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada) e Douglas Gorauskas (13 pontos, 02 rebotes e 01 assistência), em favor do visitante. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fibalivestats.com/u/CPB/307013/#ASFSK

O Rio Claro Basquete conseguiu a recuperação ao bater o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M, por 72 a 60 (39 a 21 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal Felipe Karan, na cidade de Rio Claro (SP). O time rio-clarense dominou por completo as ações nos dois períodos iniciais, o que foi importante, pois a equipe rio-pretense cresceu de produção nos dois quartos  finais, mas sem conseguir se aproximar para buscar a virada.

Os destaques foram Gui Deodato (20 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e Matheus Dalla (15 pontos, 03 rebotes e 01 assistência), pela equipe da casa; o norte-americano Albert Boykin (17 pontos, 06 rebotes, 01 assistência e 03 bolas recuperadas) e William Ferreira (09 pontos, 03 rebotes, 01 bola recuperada e 01 bloqueio), em favor do visitante. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fibalivestats.com/u/CPB/307012/#ASFSK.

“Vitória importante, pois sabemos que neste começo, quando mais pontos somar, uma vez que já perdemos alguns pontos que nos farão falta lá na frente. Estamos pecando ainda um pouco no físico e na filosofia do jogo, mas na ‘Hora H’, o time estará bem”, comenta o técnico Dedé Barbosa, do Rio Claro Basquete.

Já na abertura da rodada, o Basquete Osasco conseguiu a recuperação ao derrotar a Liga Sorocabana de Basquete, mesmo atuando no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP), por 88 a 78 (43 a 26 no primeiro tempo). O time visitante esteve melhor no começo e logo abriu vantagem, mas a equipe da casa esteve sempre buscando a recuperação, mas sem conseguir se aproximar no placar para igualar as ações.

Os principais nomes da partida foram Patrick “Carioca” Vieira (32 pontos, 02 rebotes, 01 assistência e 04 bolas recuperadas) e o norte-americano Broderick Gilchrest (22 pontos, 02 rebotes, 05 assistências e 05 bolas recuperadas), pelo time sorocabano; André Goes (18 pontos, 06 rebotes, 07 assistências e 03 bolas recuperadas) e Lupa dos Santos (16 pontos, 09 rebotes e 02 assistências), em favor da equipe de Osasco. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fibalivestats.com/u/CPB/307011/#ASFSK

“O time inteiro jogou muito bem e está de parabéns. O Campeonato Paulista é assim mesmo, muito equilibrado, então, vencer fora de casa é ainda mais importante. Vamos manter o foco para o jogo contra o Pinheiros, que será mais um compromisso muito difícil”, destaca o ala/armador Rodrigo Biro, do Basquete Osasco.

No intervalo deste jogo, as ex-jogadoras Vanira e Vânia Hernandes, que defenderam a Seleção Brasileira e hoje trabalham com a formação de atletas em Sorocaba (SP), foram homenageadas pela Liga Sorocabana de Basquete e pela Federação Paulista de Basketball (FPB).

Com estes resultados, a classificação de momento do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016 é esta:

1º) Mogi das Cruzes/Helbor – 12 pontos (06 vitórias)

2o) Paulistano/Corpore – 11 pontos (05 vitórias e 01 derrota)

3o) Franca Basquete/Magazine Luiza – 10 pontos (04 vitórias e 02 derrotas)

4o) EC Pinheiros

      Basquete Osasco – 09 pontos (04 vitórias e 01 derrota)

6o) Rio Claro Basquete – 09 pontos (03 vitórias e 03 derrotas)

7o) Liga Sorocabana de Basquete

      XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam – 06 pontos (01 vitória e 04 derrotas)

9o) América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M

10o) Bauru Basket – 06 pontos (06 derrotas)

A competição terá sequência na segunda-feira (15 de agosto), com a realização de dois jogos: EC Pinheiros x Basquete Osasco, às 19h30 (de Brasília), em São Paulo (SP), e XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam x Liga Sorocabana de basquete, às 20h00 (de Brasília), em Piracicaba (SP).