Lançada campanha que alerta sobre importância do acompanhamento médico para prática de exercícios


“Janeiro Dourado – Porque sua vida vale ouro”

Para alertar a população em relação à necessidade da avaliação realizada por um médico do esporte antes de inserir o exercício físico em sua rotina, a Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) lançou a campanha ‘Janeiro Dourado – Porque sua Vida Vale Ouro’, para a conscientização da saúde do esportista. A campanha promove o conhecimento e divulga informação sobre os benefícios alcançados com hábitos mais saudáveis, além de esclarecer sobre a Medicina Esportiva e o papel do médico do esporte na rotina do praticante.

“Nosso objetivo é informar sobre a importância deste acompanhamento médico para a prática de atividades físicas com segurança, evitando os possíveis malefícios da realização sem orientação adequada. Queremos mostrar que o exercício físico bem orientado ajuda a prevenir as principais causas de morte no Brasil: reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares, ajuda no controle de doenças metabólicas, como diabetes, dislipidemia e obesidade, diminui a incidência e auxilia no tratamento de diversos tipos de cânceres e também de depressão e ansiedade, promovendo a saúde e o bem-estar”, explica Bernardino Santi, presidente da Spamde.

“A prática de esportes é vista com um meio para melhorar a qualidade de vida e a prática de exercícios físicos para contribuir na prevenção de inúmeros problemas de saúde. O exercício bem orientado pode ajudar a prevenir as principais causas de morte no Brasil”, complementa o médico Carlos Vicente Andreoli, do Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE-UNIFESP).

O evento de apresentação da campanha ocorreu na manhã de terça-feira (31 de janeiro), no CETE, na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), contando com as presenças de nomes importantes da medicina esportiva, além do ginasta Diego Hipólito e do ex-jogador de futebol, Mauro Silva. A Federação Paulista de Basketball (FPB) foi representada pelo assessor de imprensa, Frederico Batalha.