NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste domingo, de ataque cardíaco, na Suiça, aos 51 anos, o Secretário Geral da FIBA, Patrick Baumann

 

 

O basquete mundial está de luto. Faleceu neste domingo (14), na Suiça, o Secretário Geral da Federação Internacional de Baskeball (FIBA), Patrick Baumann, de 51 anos, vítima de ataque cardíaco. Baumann, que teve o basquete presente em toda sua vida, foi atleta, técnico e árbitro, na Suiça e na Itália.

Como dirigente da FIBA, iniciou em 1994, como advogado, passando para vice-secretário geral em 1995, ainda na gestão de Boris Stankovic. Em 2002, Baumann foi eleito, por unanimidade, Secretário Geral, posição que vinha desenvolvendo com sucesso.

Além da função no comando da FIBA, Baumann sempre esteve presente no desenvolvimento do basquete no Mundo, além de funções importantes no Comitê Olímpico Internacional, integrou o Conselho Consultivo Internacional da World Academy Ofc Sport e também membro das Federações Internacionais Olímpicas de Verão (ASOIF) e do Conselho da Agência Mundial Antidoping (Wada).

Recentemente Baumann foi escolhido para ser o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude de Lausanne (Suiça) em 2020. Era também presidente da SportAccord.

O presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia, solidariza com toda comunidade do basquete mundial pela perda irreparável do dirigente que sempre esteve na luta em prol do basquete, inclusive brasileiro.