Paulistano/Corpore vence o Pinheiros e passa para a vice-liderança da Série A-1


No outro jogo, o Bauru, contando com os retornos de Alex e Shilton, derrotou o América

Contando com ótimas atuações do jovem pivô Vitão, cestinha da equipe com 17 pontos (mais quatro rebotes e três assistências) e o peruano Kyle Fuller (16 pontos, dois rebotes e quatro assistências), o Paulistano/Corpore derrotou na noite desta quarta-feira (6) o Pinheiros por 69 a 62 (24 a 36 no intervalo). O derby da Capital foi válido pela primeira rodada do returno do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculino da Série A-1 e aconteceu no ginásio do Clube do Jardim América.

Nos dois primeiros períodos, o Pinheiros surpreendeu o Paulistano com uma forte marcação e domínio dos rebotes, especialmente por manter em quadra sempre três jogadores altos, inicialmente com Marcus Toledo, Ralfi Ansaloni e Arthur Bernardi, além da estreia do americano Cris Ware, e o aproveitamento do jovem Lucas Cauê.  Apesar do equilíbrio, o Pinheiros colocou 12 pontos de diferença e terminou na frente por 12 pontos: 36 a 24 (primeiro tempo), mesmo perdendo o armador Felipe Ruivo com entorse no tornozelo direito.

Nos dois últimos períodos, com Yago Matheus na armação, Jhonatan Luz e Kyle Fuller nas alas, e Guilherme Hubner e Vitão de pivôs, o Paulisano/Corpore reagiu, chegou a diminuir para seis pontos a vantagem pinheirense que chegou a 13 pontos: 50 a 44, no fim do terceiro período.

Com uma boa marcação por zona e depois de uma sequência de cinco pontos de Fuller (3) e Vitão (2 lances livres), o Paulistano passou à frente do marcador com três pontos do elétrico Yago Matheus (54 a 53), faltando 4’30 para o fim do jogo. Com a empolgação da torcida, chegou a sua sexta vitória, passando para a vice-liderança, atrás apenas do invicto SESI Franca.

“O jogo começou enroscado e cometemos muitos erros. Quando acertamos nossa defesa, com recuperação de várias bolas, conseguimos ter equilíbrio para chegar a vitória”, afirmou Vitão, melhor jogador do Paulistano em quadra. Ele pegou também quatro rebotes e deu três assistências. Kyle Fuller, com 16 pontos., quatro assistências e dois reboes e Yago Matheus (12 pontos, quatro assistências e três rebotes), também se destacaram pelo atual vice-campeão nacional.

Para o técnico Gustavo De Conti, a equipe soube superar à vantagem do Pinheiros a partir de um bom terceiro quarto. “Foi quando começamos a tirar a diferença. A equipe, mesmo não fazendo muito revezamento, teve uma condição muito boa para recuperar dentro do jogo e buscar o resultado positivo”, analisou De Conti.

Já o ala/pivô Marcus Toledo, o mérito foi todo do Paulistano. “Fizemos dois bons períodos, mas o Paulistano teve mérito nos dois últimos, aproveitou nosso vacilo com muita agressividade defensiva para vencer. O importante que estamos crescendo dentro da competição e com certeza estaremos mais fortes lá na frente”, completou o ex-jogador do Solar Cearense, cestinha do Pinheiros com 18 pontos, mais cinco rebotes. O americano Bennett (12 pontos, quatro assistências e quatro rebotes) e Arthur Bernardi (nove pontos, seis rebotes e uma assistência, também se destacaram pelo Pinheiros.

BAURU TAMBÉM VENCE

Na outra partida pela primeira rodada do returno, o Basket Bauru, jogando no Panela de Pressão e contando com os retornos do ala Alex Garcia e do pivô Shilton, derrotou o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M, por 104 a 81 (52 a 36 no primeiro tempo). Os dois grandes destaque bauruense foram o pivô Renan Lenz, com 21 pontos, sete rebotes e duas assistências e o jovem ala Gabriel Jaú, também com 21 pontos, mais seis rebotes; Isaac Gonçalves (17 pontos, quatro rebotes e uma assistência) e Alex Garcia (11 pontos, quatro assistências e dois rebotes). O time de Bauru volta a jogar domingo (10), em casa, no clássico contra o SESI Franca.

O americano Darnel Artis, com 16 pontos, quatro rebotes e quatro assistências, mais Willian Ferreira (11 pontos, cinco rebotes e uma assistência) e Gabriel Andrade (10 pontos, três assistências e um rebote), foram os principais destaques do América

 

Classificação da Série A-1

          Equipe                 jogos   vitórias derrotas

1)  – SESI Franca               7              7              0

 

2)   –  Paulistano/Corpore    8              6               2

 

3)   – Mogi/Helbor               7              5              2

 4 –  EC Pinheiros          8              4              4

5) –  Basket Bauru    8              4               4

6) – LSB/UNISO        8              2               6

    7)  – América-RP      8              2               6

    8) – Basquete Osasco 8           1               7

 

Resultados de quarta-feira (6/9)

Paulistano/Corpore 69 x 62 Pinheiros

Bauru Basket 104 x 81 América-RP

 

PRÓXIMOS JOGOS

Sábado (9/9)

18h00, em Sorocaba – LSB/UNISO x Pinheiros

19h00, em Mogi das Cruzes – Mogi/Helbor x Osasco

Domingo (10/9)

18h00 – Basket Bauru x SESI Franca

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBAL

JUAREZ ARAÚJO: 11 998269100

 

IMPRENSA@FPB.COM.BR