Pinheiros derrota a Liga Sorocabana e assume a ponta no Paulista Masculino


Competição segue nesta terça-feira (13), com dois jogos

O EC Pinheiros derrotou a Liga Sorocabana de Basquete, nesta segunda-feira (12 de setembro), por 81 a 69 (41 a 32 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), na cidade de São Paulo (SP), válido pelo returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2016.

O time sorocabano começou melhor a partida e conseguiu uma vantagem mínima ao final do primeiro quarto (14 a 15), mas o time da casa cresceu de produção no segundo e passou a comandar o marcador (27 a 17). Na volta do intervalo, o jogo ficou equilibrado (16 a 16), entretanto, o EC Pinheiros conseguiu ligeira vantagem para vencer (24 a 21).

Os destaques foram os norte-americanos Corderro Benett (20 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Desmond Holloway (19 pontos, 08 rebotes, 07 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo time da capital; o também norte-americano Broderick Gilchrest (34 pontos, 03 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada) e Rômulo Júnior (14 pontos, 07 rebotes, 04 assistências, 01 bola recuperada e 02 bloqueios), em favor da equipe do interior. A estatística completa da partida pode ser conferida neste link: http://www.fibalivestats.com/u/CPB/307057/#ASFSK.

Com a vitória, o time comandado pelo técnico Cesar Guidetti chegou aos 27 pontos, em 15 jogos disputados (12 vitórias e 03 derrotas), assumindo provisoriamente a liderança do campeonato. Já a Liga Sorocabana de basquete ocupa a nona colocação, com 18 pontos, com as mesmas 15 partidas disputadas (03 vitórias e 12 derrotas).

“Foi um jogo difícil, com uma grande performance do Gilchrist, mas fomos capazes de brecá-lo. Mais uma vez, atuamos como uma equipe para conquistar outra grande vitória dentro de casa”, analisa o norte-americano Corderro Bennet, do EC Pinheiros.

“Uma partida muito difícil, em que tentei envolver o máximo que pude os meus companheiros. Terminamos com uma defesa boa no último quarto e estamos nos preparando para o playoff, etapa esta que queremos chegar forte”, complementa o também norte-americano Desmond Holloway, do EC Pinheiros.

Sequência

Nesta terça-feira (13 de setembro), a competição prossegue com a realização de dois jogos, dando andamento ao returno da fase inicial. No primeiro duelo, o América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M (oitavo colocado) busca a recuperação diante do Basquete Osasco (quinto colocado), às 20h00 (de Brasília), atuando no ginásio Municipal Alberto Cecconi, na cidade de São José do Rio Preto (SP). 

Na última vez que esteve em quadra, o time rio-pretense foi batido pelo Gocil/Bauru Basket, enquanto que a equipe de Osasco derrotou a Liga Sorocabana de Basquete.

“Sabemos que vai ser um jogo muito difícil e complicado, porém é uma partida chave para a nossa classificação, por isso, é vencer ou vencer, ainda mais contando com o apoio da nossa torcida, jogando em casa. Creio que o ginásio estará lotado e nos sairemos bem com as coisas que o Miguel Palmier vem colocando nos treinamentos. Vamos fazer uma defesa forte para sair nos contra-ataques, já que almejamos conquistar um bom resultado dentro de casa”, relata o lateral Ygor Freitas, do América/UNIRP/Rodobens/SMEL/3M.

“Será um jogo duríssimo, como todos neste campeonato, mas esperamos fazer prevalecer o nosso mando. Estamos buscando o equilíbrio entre ataque e defesa, pois evoluímos na defesa nestes três jogos que estou à frente da equipe. O ataque no último jogo não foi bem marcamos apenas 49 pontos, nem tanto pela boa defesa do Bauru, mas mais propriamente pelos nossos erros. A equipe de Osasco é muito bem treinada que joga um basquete bem coletivo sendo muito difícil de ser marcada, além de ter feito uma excelente pré-temporada na China, o que repercutiu na boa fase que se encontra. As nossas pretensões agora se resumem a chegar ao sexto lugar, isto se ganharmos os três jogos que nos faltam”, complementa o técnico Miguel Palmier, também do representante de São José do Rio Preto.

“Sabemos que esta partida será uma guerra, principalmente jogando fora de casa. Rio Preto no seu ginásio é um time muito forte. Nós temos que ir para lá concentrados e trazer a vitória para matematicamente ficarmos com uma boa classificação aos playoffs”, disse o ala Gustavo Basílio, do Basquete Osasco.

No confronto entre os dois times, válido pelo turno desta primeira fase, vitória do Basquete Osasco, em duelo bastante acirrado, por 78 a 76, jogando em seus domínios.

No segundo, o XV/Raizen/Unimed/Unimep/Selam (sétimo colocado) encara o Franca Basquete/Magazine Luiza (terceiro colocado), às 20h10 (de Brasília), no ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, na cidade de Piracicaba (SP). Na última vez que esteve em quadra, o time piracicabano suplantou ao Rio Claro Basquete, enquanto que a equipe francana bateu o líder Mogi das Cruzes/Helbor.

Na partida entre os dois times, que fez parte do turno desta fase inicial, vitória do Franca Basquete/Magazine Luiza, atuando ao lado de sua torcida, por 90 a 70.

Os dois jogos terão acompanhamento da estatística online da Federação Paulista de Basketball (FPB), através deste link: http://www.sportingpulse.com/assoc_page.cgi?client=1-10975-0-0-0.