Unimed Campinas e Sesi Araraquara vencem e garantem vaga nas semifinais do Paulista


Estão definidos os dois primeiros semifinalistas da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista 2024: Unimed Campinas e Sesi Araraquara. Na noite desta sexta-feira (08/11), o Campinas garantiu sua vaga ao derrotar a equipe do Ourinhos Basquete/AOBE por 79 a 43 no ginásio do Tênis Clube Campinas, fechando a série de quartas de final em 2 a 0. Já o Araraquara, atual tricampeão paulista, manteve viva as chances de chegar ao tetracampeonato ao eliminar o Corinthians, vencendo a terceira partida da série por 72 a 66.

Na próxima fase, Campinas enfrentará o vencedor da série entre Ituano e Pontz São José Basketball. Ituano lidera por 1 a 0 e pode se classificar se vencer neste sábado (09/11), em partida que será disputada a partir das 20h no Ginásio Municipal Dr. Prudente de Morais. O Sesi Araraquara, por sua vez, aguarda o vencedor do confronto entre A.D Santo André e Bax Catanduva, equipes que fazem o segundo jogo da série também neste sábado às 17h, no Ginásio Municipal Celso Daniel, em Santo André. O time do ABC paulista se classifica se vencer, já que no primeiro jogo superou Catanduva por 81 a 66.

Os dois jogos deste sábado terão transmissão ao vivo pelo canal oficial da Federação Paulista de Basketball no YouTube.

Unimed Campinas 79 x 43 Ourinhos Basquete/AOBE

Crédito Giuliano Abrahão/Unimed Campinas Basquete

Campinas iniciou bem a partida, com seu rápido de transição e aproveitando os muitos erros de Ourinhos no ataque. Ao mesmo tempo em que era eficiente na frente, o time da casa protegia muito bem eu garrafão e por isso foi aos poucos abrindo vantagem no placar, vencendo o primeiro quarto por 27 a 11. Os problemas de Ourinhos continuaram no segundo quarto, mas ao mesmo tempo o Unimed Campinas teve uma pequena perda de rendimento ofensivo. De qualquer forma, conseguiu manter liderança confortável indo para o intervalo vencendo por 45 a 19.

Na volta para a quadra, Ourinhos foi com tudo ao ataque tentando reduzir a vantagem adversária, mas muitas vezes suas atletas se precipitaram nas opções de jogadas, facilitando a vida da defesa do Unimed Campinas. O time da casa seguiu eficiente e administrou a vantagem confortável, vencendo também o terceiro e quarto quartos para garantir a vitória por 79 a 43 que culminou na classificação para as semifinais.

O grande destaque da partida foi a ala-pivô Licimara Bispo, do Unimed Campinas, cestinha com 20 pontos e 5 rebotes. Grande nome da equipe nesta temporada, a armadora cubana Ineidis Casanova fez 12 pontos e 11 assistências.

Sesi Araraquara 72 x 66 Corinthians

Crédito: Sérgio Paulino / SRP Fotografia

Com a série empatada em 1 a 1, era esperado que o confronto desta sexta-feira fosse bastante equilibrado. E realmente foi. O primeiro quarto foi do Sesi Araraquara, vencido por 17 a 14. Já o segundo quarto foi do Timão: 19 a 18. Depois de ir para o intervalo com a vitória parcial, Araraquara tentou abrir vantagem no placar, mas o Corinthians, lutando pela sobrevivência no campeonato e sonhando com a vaga nas semifinais, manteve o jogo aguerrido. O que se viu foi uma disputa acirrada por todas as bolas em ambos os lados da quadra.

Terminado o terceiro quarto com o Sesi Araraquara à frente do placar por 8 pontos, os dois times foram com tudo para a batalha no último quarto. O Corinthians buscou a recuperação e chegou a ver a diferença para o Sesi Araquara cair para quatro pontos em determinado momento, mas o experiente adversário se manteve calmo e continuou na liderança, conquistando a vitória e a vaga nas semifinais: 72 a 66.

A cestinha do confronto foi a ala Jaqueline Silvestre, do Sesi Araraquara, com 22 pontos. Pelo Corinthians, a maior pontuadora foi a ala cubana Ariadna Felipe, com 22 pontos.