Bauru Basket anuncia primeiro reforço para temporada


O argentino Lucas Faggiano. Crédito – Divulgação/Bauru Basket

Bauru (SP) – O Sendi/Bauru Basket já tem o seu primeiro reforço para a temporada 2019/2020. Se trata do argentino Lucas Faggiano, de 30 anos. O atleta, que joga na posição de armador, atuava pelo San Martín de Corrientes, na Argentina. Agora, vestirá as cores do Dragão por uma temporada.

A não ser quando jogou basquete universitário nos Estados Unidos há dez anos atrás, esta será a primeira vez que o atleta veste a camisa de um clube de outro país. “Estou muito empolgado com essa nova oportunidade de jogar no Brasil e ter a experiência de atuar em outra liga. Esse é um desafio que tenho muita vontade de concretizar”, diz o armador que teve uma média de 12.8 pontos, 4,4 assistências e 1,9 de roubo de bola na La Liga.

Antes de chegar ao Dragão, o argentino ainda passou pelo Estudiantes (2005-2012), Bahía Basket (2012-2013), Boca Juniors (2013-2015), San Lorenzo (2015-2016) e San Martin (2016-2018).

Lucas cresceu ao lado de uma bola de basquete e com 16 anos já estava na equipe principal do Estudiantes. A influência foi pelo seu pai, Jorge Faggiano, que foi um jogador de destaque nos primeiros anos da Liga Nacional e atuou pela seleção por vários anos.

No ano passado, foi a vez de Lucas ter a oportunidade de vestir a camisa da seleção argentina pela primeira vez nas Eliminatórias do Mundial da China, que acontece em agosto. “Foi uma experiência única e um sonho se tornando realidade. Poder ajudar meu país a se classificar para o Mundial foi uma alegria muito grande. A maior da minha trajetória”, afirma.

Para o treinador Demétrius Ferracciú, Lucas é acima da média. “Acreditamos que ele vai jogar em alto nível no Brasil. É diferenciado na posição de armador, tem uma boa característica de definição, controla bem o jogo e tenho certeza que ele vai se dar muito bem por aqui e ajudar muito a equipe com sua experiência e liderança”, avalia.

Com uma média de 19 pontos por jogo nos playoffs da La Liga pelo San Martin, Faggiano espera que sua estreia no Brasil aconteça logo. “Estou muito feliz em ser parte do Bauru Basket. Sei que é um grande clube dentro do basquete brasileiro e estou muito ansioso para estrear, conhecer a cidade e a torcida”, alega o argentino.