Campeonato Paulista: Donos da casa, São Paulo e Bauru vencem na rodada desta terça


São Paulo – O São Paulo mostrou consistência coletiva, liderou de ponta a ponta e venceu o Basquete Osasco por 102 a 86 nesta terça, no Ginásio Antonio Leme Nunes Galvão, no Morumbi. O resultado levou a equipe à terceira vitória consecutiva e manteve o time com 100% de aproveitamento no segundo turno da fase de classificação do Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1. Georginho (22 pontos, nove rebotes e quatro assistências), Shamell (19 pontos e oito assistências) e Jones (14 pontos), foram os principais nomes da equipe.

Os comandados do técnico Claudio Mortari começaram a partida num ritmo forte e deixando poucos espaços para o adversário. Em poucos minutos, a equipe chegou a abrir sete pontos na liderança, mas o Osasco foi encontrando seu melhor jogo e impediu que os donos da casa impusessem uma distância muito ampla no placar graças principalmente às jogadas de infiltração de Brite, que terminou o primeiro tempo com 12 pontos.

Enquanto isso, o Tricolor se apoiou no jogo coletivo para construir a vantagem no primeiro tempo. Jones, por exemplo, saiu do banco de reservas e contribuiu com oito pontos na primeira metade da partida, enquanto Jefferson e Holloway marcaram nove e Kurtz e Renan fizeram sete. Com uma marcação mais ajustada no segundo quarto, o São Paulo conseguiu forçar mais erros do adversário, aproveitou suas oportunidades e foi para o vestiário liderando por oito pontos (51 a 43).

As equipes seguiram no mesmo ritmo no terceiro quarto. Quando o Tricolor conseguia levar a diferença para a casa dos dois dígitos, o Basquete Osasco respondia quase imediatamente encurtava a distância. Shamell, que marcou apenas três pontos no primeiro tempo, mais uma vez chamou a responsabilidade e virou uma peça importante para a equipe – ele terminou o terceiro período com 11 pontos. Nem mesmo uma sequência de erros dos donos da casa nos minutos finais mudou o ritmo da partida e o São Paulo chegou ao último período com uma folga de sete pontos no marcador.

Na etapa final, o Tricolor pisou no acelerador e acabou com qualquer chance de reação do rival. Agressivo na marcação e com um jogo de transição que desmontou o sistema defensivo adversário, a equipe conseguiu ampliar a vantagem, administrou o relógio e ainda rodou o elenco para garantir a terceira vitória consecutiva e manter a equipe invicta no returno do Campeonato Paulista.

O São Paulo volta ao Ginásio Antonio Leme Nunes Galvão nesta quinta-feira para enfrentar a Liga Sorocabana de Basquete. A partida acontece às 20h e tem entrada gratuita pelo portão 13 do estádio do Morumbi, na Rua Dr. Erasmo Teixeira de Assunção.

Já o Sendi/Bauru Basket recebeu e venceu o Rio Claro Basquete por 71 a 70, no Ginásio Panela de Pressão. Com um bom trabalho defensivo, o Dragão conseguiu se recuperar da derrota que havia sofrido para o Unifae/São João no último domingo e fez valer a presença da torcida e o fator casa para garantir a vitória.

Os destaques da partida de hoje foram: Lucas Faggiano com 17 pontos, 04 rebotes, 05 assistências e 24 de eficiência; Renato Carbonari com 17 pontos, 07 rebotes, 04 assistências e 18 de eficiência; Larry Taylor com 15 pontos, 04 rebotes, 05 assistências e 15 de eficiência e Nick Wiggins com 10 pontos, 08 rebotes, 04 assistências e 14 de eficiência.

Para o técnico Demétrius Ferracciú, apesar da vitória, o último quarto teve muita desatenção. “Trabalhamos o jogo inteiro e no último quarto faltou muita atenção. É algo que não podemos repetir nos próximos jogos porque estamos mais perto dos playoffs e precisamos nos concentrar mais”, fala.

Um dos cestinhas pelo lado do Dragão com 17 pontos (Renato Carbonari também somou essa quantia), Lucas Faggiano acredita que o ritmo também será intenso contra o Corinthians. “Demos uma bobeada aqui no fim e isso é muito arriscado, ainda mais contra os times que estão disputando o Paulista. Agora é treinar e nos concentrarmos ainda mais contra o Corinthians, que tem uma equipe muito forte e com peças individuais que fazem a diferença”, analisa o argentino.

O próximo duelo do Sendi/Bauru Basket será dia 01 de setembro (domingo) contra Corinthians, às 18h, na Panela de Pressão. Os ingressos serão liberados na quinta-feira.