Maria Helena Campos, a Heleninha, será madrinha das categorias femininas de base da FPB


Maria Helena Campos. Crédito – André Boaretto/Alma Filmes

São Paulo – Convite feito, convite aceito. A ex-jogadora e ex-técnica Maria Helena Campos, a Heleninha, foi convidada para ser a madrinha das categorias femininas de base – 13 a 19 anos – da temporada 2019 da Federação Paulista de Basketball.

“É com muita satisfação que convidei a Heleninha, a nossa querida Maria Helena Campos, pelo trabalho que desenvolveu por décadas dentro do processo formativo da base do basquetebol feminino. Uma treinadora de muita relevância no contexto paulista e brasileiro. Ela será a madrinha das categorias femininas de base do ano de 2019. Ela aceitou prontamente o convite e também ficou muito lisonjeada”, destacou Enyo Correia, presidente da FPB..

“Com isso, a Federação ganha muito e o basquetebol feminino também., além de relembrar a nossa história, onde temos um processo formativo de grande importância, no passado e no presente”, acrescentou o presidente.

Heleninha dedicou sua vida ao esporte. Como jogadora colecionou títulos importantes como a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (1959) e São Paulo (1963) e ouro no Pan de Winnipeg (1967), além de ter sido tricampeã sul-americana (1958, 65 e 70) e medalha de bronze no Mundial de 1971. Como técnica também conquistou inúmeros títulos paulistas, brasileiros e internacionais.

“Ë uma honra saber que nosso trabalho não foi em vão e que tem gente que reconhece”, afirmou Heleninha. “A fundamentação na base é o mais importante para o desenvolvimento do basquetebol. Desejo a todas as meninas um campeonato bem disputado e bons jogos”, acrescentou ela, que pretende acompanhar de perto os jogos quando forem disputados em Campinas.

Heleninha também será homenageada com a Copa Maria Helena Campos – Heleninha – Sub19, com início dia 23 de abril.

O calendário 2019 das categorias femininas de base começa neste domingo (31) com a realização do Circuito Feminino Sub13 e Sub14.